COMO CHAMAR A ATENÇÃO DE UM DISCÍPULO

Este é um assunto que todos nós vamos nos deparar a todo instante, seja com líder de célula, com discípulo ou com alguém que faz parte do ministério. Existem momentos em que precisaremos dar um conselho de melhoria para alguém e vamos precisar saber como fazer. O que observar então?

É fato que ninguém gosta de ser chamado a atenção, bem como, ninguém gosta de chamar a atenção dos outros. Ambas as partes ficam desconfortáveis. Porém, é extremamente necessário. Se você quer ter uma equipe de líderes que cresce e que vai amadurecer, é preciso chamar a atenção e consertar o que precisa ser consertado.

Então, como fazer para chamar à atenção de modo a extrair o melhor resultado possível? Três aspectos importantes precisam ser observados:

1 – Elogie: Sempre comece a conversa elogiando a pessoa a respeito de alguma coisa boa que você observa em sua vida. O elogio precisa ser sincero de algo que seja uma verdade na vida da pessoa.

2 – Comente sobre o ponto de melhoria. É preciso ressaltar que neste momento é para se mostrar o ponto que a pessoa precisa melhorar e não para ressaltar os erros com frases do tipo: “você sempre erra aqui” ou “você está sempre cometendo o mesmo erro”; antes, “querido, eu gostaria muito que você melhorasse neste ponto aqui”. É preciso ser bem específico no que se quer que seja ajustado.

3 – Motive-o. Patrocine a pessoa positivamente mostrando o quanto você acredita que ela é capaz de mudar e de fazer melhor.

Veja o exemplo nesta situação:  você precisa chamar a atenção de alguém que faça parte da equipe de louvor. Vamos dizer que a pessoa é um guitarrista que costuma faltar aos ensaios e que não costuma chegar pontualmente aos cultos, por exemplo. Ele é parte da equipe e você precisa conversar por causa da sua falta de comprometimento com a equipe.

O que e como fazer?
– Oi, querido, a graça e a paz do Senhor. Tudo bem com você? Eu estava querendo conversar com você sobre uns assuntos, você me daria alguns minutos?

Leve-o a um lugar reservado e comece a conversa elogiando:
– Eu queria lhe dar os parabéns, pois vejo o quanto você é esforçado. Também reconheço a sua fidelidade, pois já estamos juntos há cinco anos. Eu precisava que você soubesse o quanto você é especial e que eu sou grato e feliz por todo esse tempo caminhando ao seu lado.

– Realmente vejo o quanto você é bom no que você faz, entretanto, eu gostaria de fazer um pedido a você. Gostaria que você procurasse se esforçar para chegar no horário certo e que também procurasse não faltar aos ensaios. A equipe precisa ter comprometimento como um todo. Eu vejo o quanto você é importante neste processo, por isso quero te pedir que chegue às 20h para os ensaios de toda quinta-feira e às 17h para os Cultos de Celebração. Tenho certeza que isso vai ser muito importante para a toda a equipe.

– Sabe, eu fico muito confortável e feliz de falar sobre isso com você, porque eu conheço o seu coração e eu sei que você vai se esforçar para alcançar este objetivo. E você sabe por quê? Porque você já superou outras dificuldades antes com sucesso e eu tenho certeza de que você vai conseguir superar mais este desafio. Você é muito importante para nós. A nossa equipe conta com você.

São várias as situações que podem aparecer. Você pode aplicar com um líder de célula, com um supervisor ou com qualquer um que faz parte da sua liderança.
Então, não se esqueça: elogie, dê o ponto de melhoria e termine motivando e incentivando a pessoa. Estes três passos irão te ajudar muito quando você tiver que corrigir alguém.

Tenha muito Sucesso em sua Liderança!

Fonte: Amo Minha Célula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *