3 Tipos de líderes: como saber qual você é?

De uma forma geral, existem três tipos de líderes: os proativos, os reativos e os negativos.

1 – Líderes proativos

Líderes proativos são aqueles que se antecipam aos problemas. São líderes que sempre avaliam todas as possibilidades podem estar gerando algum tipo de problema e se antecipam a elas, evitando, assim, que os problemas se instalem de fato.

As coisas que são grandes hoje, um dia, começaram pequenas. O líder que é proativo não espera a situação crescer e virar um problema para que ele, então, comece a resolver; antes, ao menor sinal de que alguma coisa não está como deveria, ele se envolve para acertá-la.

Líderes proativos não procrastinam, ou seja, eles resolvem o que precisa ser resolvido rápido; talvez, justamente por isso eles são os que mais dão resultados positivos.

2 – Líderes reativos

Costuma-se orientar que se a pessoa ainda não é proativa, ela deve ser no mínimo reativa.

Líderes reativos reagem aos problemas. Eles são aqueles que só tomam alguma atitude quando o problema já aconteceu.

É fato que líderes reativos são solucionadores de problemas; entretanto, na prática, muito mais eficiente do que ser capaz de solucionar problemas é evitá-los, antecipando-se a eles.

Por isso diz-se que, para se estar a frente de algum projeto é necessário que se seja, pelo menos, reativo, e, preferivelmente, que se seja proativo.

3 – Líderes negativos

Líderes negativos são aqueles que, mesmo que situações já tenham se transformado em grandes problemas, ainda assim, não tomam as atitudes necessárias para a solução dos mesmos. São pessoas omissas.

A omissão é considerada um dos pecados mais graves na vida de um líder. Existem líderes que estão sendo omissos dentro de sua própria casa, na sua equipe de trabalho, no ministério, enfim, líderes que estão vendo problemas acontecendo em todas as áreas de sua vida e não têm se levantado para solucioná-los.

Invariavelmente, um líder que nunca tem resultados positivos é um líder omisso. Pois a omissão influencia os resultados de forma direta.

É muito importante que o líder se autoavalie para saber qual tipo de líder ele tem sido, pois o tipo de liderança que se exerce tem influência direta nos resultados. Quando o líder se autoavalia e percebe que têm sido reativo ou negativo e que, por isso, seus resultados têm sido tão negativos, ele pode se conscientizar e decidir mudar sua postura.

Fonte: Instituto Liderança de Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *